Nem por classe social,
nem por posição política, nem por religiosidade, nem por QI, nem por cotas, nem
por gênero, nem por ser criança, não respeita nem idoso e todo dinheiro, ouro
ou pedras preciosas de nada valem para assegurar a vida a você.
Onde está oh glória,
fama, poder, ousadia, força, beleza, sedução, altivez, audácia, persuasão, domínio,
esperteza?
Milhares sucumbem à
ameaça do COVID-19 e outros milhares
negligenciam!
A culpa é de quem? Quem
causou? Quem lucrou? Quem deve pagar?
Todos nós! Porque provocamos
tudo isto pela nossa soberba, somos culpados por acharmos que somos autossuficientes
e em nossa estultícia achamos que somos melhores que os outros! Porque quando o
problema não está perto, então não é nosso o problema. À nossa indiferença e
individualismo O Universo nos respondeu desta forma.
Não me refiro ao Punitivismo
de retribuir a alguém conforme seus atos de modo agressivo e desumano. Não sou a
favor do Código de Hamurabi mais conhecido como Lei de Talião, que tem por base
um de seus dispositivos que diz: “olho
por olho, dente por dente". O Código
de Hamurabi é um conjunto de Leis criadas na antiga Mesopotâmia, por volta do
século XVIII A.C., pelo Rei Hamurabi da primeira Dinastia Babilônica.
Falo sobre nossos direitos
e deveres que estão explicitados nas Leis que foram criadas para organizar a
sociedade, as quais estabelece o que cada indivíduo pode ou não fazer, as que
determinam o que é certo e o que é errado.
Vejam, as Leis foram pensadas
para atender as necessidades da população e garantir uma convivência mais
saudável dentro da Sociedade. Saibam que o Ordenamento Jurídico de cada país,
ou sistema de Leis, é um conjunto de Normas que variam quanto a sua
prevalência, âmbito, forma, natureza e efeitos, dotados de poder de vincular a
Sociedade para estabilizar uma vida em comunidade.
Falo sobre o direito que o
próximo tem de ser respeitado e ser reconhecido, que consiste na
inviolabilidade de sua integridade física, psíquica e moral, no qual abrange a
preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, das ideias e das
crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.
Falo sobre os DIREITOS
HUMANOS que são tradicionalmente classificados em TRÊS gerações ou dimensões,
as quais estão intimamente ligadas ao lema da Revolução Francesa: liberdade,
igualdade e fraternidade.
Liberdade - Os direitos humanos de Primeira Geração são aqueles que
compreendem as chamadas “liberdades clássicas” - Direitos
individuais, civis e políticos, seus exemplos clássicos, são os direitos
negativos que implicam na abstenção do Estado em relação a atos que interfiram
na esfera de liberdade dos sujeitos como indivíduos.
Igualdade - Os direitos humanos de Segunda Geração que são os direitos
sociais, econômicos e culturais, chamados de direitos positivos, que implicam na
ação do Estado para sua consecução e estão relacionados com o Princípio da Igualdade.
Fraternidade - Os direitos humanos de Terceira Geração se referem aos
direitos de titularidade coletiva, tais como o direito ao meio ambiente equilibrado,
direito à paz, direito ao desenvolvimento, direito à autodeterminação dos
povos, entre outros, e estão ligados ao Princípio da Fraternidade.
Dentre os direitos humanos de terceira geração, destacam-se os
chamados Direitos Difusos e Coletivos. Os direito difuso são o direito à
vida, à saúde etc, os que pertencem a todos e a
todas as gerações. Os titulares do direito coletivos são indeterminados, porém,
esse titular pode ser facilmente determinado, a partir da verificação do
direito indivisível, de que seja titular um grupo, categoria ou classe de
pessoas ligadas entre si.
Enfim pelos Direitos Humanos vocês têm a liberdade de ser quem
vocês são e ter seus próprios pensamentos e filosofias, porém limitados ao nivelamento
do direito de todos os outros pela força do equilíbrio que a igualdade nos
beneficia. Por outro lado vocês têm o dever de praticar a fraternidade em
função do coletivo, pois, diante da situação mundial, a humanidade não
sobreviverá se permanecerem no individualismo.
À vista da importância dos acontecimentos atuais com a ameaça do
COVID-19, devemos nos comportar como verdadeiros Filhos de Deus e cada um deve fazer
a sua parte. Cuidem de suas famílias, de seus amigos e sejam solidário com o
próximo que você não conhece. Não se aproveite da situação para especular e
tirar vantagens econômicas, porque isto fomentará e instigará o aumento do crime.
Creia você é capaz de ser muito melhor de quem você é!
Continuem
suas vidas como eram, porém em casa: trabalhem, estudem, comprem, contratem, façam
exercícios, meditem, se alimentem bem, se reúnam com teus grupos e, até, vocês
podem viajar e visitar: países, cidades, monumentos, museus, teatros, cinemas, bibliotecas,
parques, jardins e o universo com seus planetas, porém via online!
A solidariedade
e o amor devem reinar, consequentemente, todos seremos beneficiados e as nossas
vidas voltará ao normal. Não estenda a mão ao próximo, mas alargue seu coração de todas as formas
possíveis e inimagináveis, para que todos cruzemos e superemos esta crise.
Espalhem
esperança, afeto, carinho, respeite uns aos outros, ore uns pelos outros, dobre
os joelhos para o teu Deus, aumente a tua fé, espalhe palavras boas, lance para
o Universo uma mensagem que entendemos que ninguém é
melhor que ninguém!
Lutem para que o mundo se torne muito
melhor após cruzarmos esta crise!
Deus abençoe a todos!
Nenhum comentário :
Postar um comentário