ADVOGADA PÓS GRADUADA EM DIREITO TRABALHISTA, FAMÍLIA E CÍVEL

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CARNAVAL & CAFÉ




Carnaval chegando e semanas antes já vemos a alegria dos foliões nas ruas, em bares e em vários cantos do Brasil. Não tem como não ficar animado com tanta diversão, se empolgar e dançar ao som de um ritmo estimulante. As cores, o brilho e o glamour estonteante das fantasias, te fazem fugir do comum e te lançam para um clima de puro êxtase e, é claro, vamos beber só uma cervejinha, uma caipirinha ou um drink de álcool.

Tudo começa em festa tomando um drink dosado que logo pode extrapolar, em um piscar de olhos, afinal de contas é Carnaval e tudo pode acontecer. É nesta cena de euforia que pesa minha preocupação e a de muitos que tiveram perdas irreparáveis por culpa do álcool. 

Evidentemente, muitas pessoas sabem controlar o consumo de álcool, contudo outras não! O que induz à hipótese de um desfecho sem controle. Evidentemente você consegue se controlar, contudo não pode controlar o consumo do outro. Neste momento o mais indicado seria que os que passam da medida de consumo de álcool tivessem a consciência e abandonassem o hábito da bebida de vez. Isto sim, seria o método mais eficiente para a maioria das pessoas, porém isto significa estar vivendo num sonho em Utopia, correto?



O álcool sempre será um fator que potencializa as atitudes ruins de um indivíduo, como por exemplo, quando um dirigi embriagado, acaba praticando delitos no trânsito e, inclusive, se envolve em brigas, agride fisicamente alguém, fere e até mata alguém. Vejamos e convenhamos, tudo isso é muito comum, quando há bebida alcóolica envolvida em festas como o Carnaval. Assim Não beber, nesse caso, significa diminuir, consideravelmente, as chances de desrespeitar a si próprio, sua família e o próximo.

Neste momento eu faço uma reflexão em minha mente e me remeto À DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA na parte onde diz:

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade.”

É notório que o número de homicídios é considerado como o melhor indicador internacional para dimensionar a violência em qualquer parte do planeta. Dados do censo sempre nos mostraram importante porcentagem de mortes violentas em trânsito e os assassinatos estimulados por alcoolemia positiva. Ainda há um percentual de resultados que indicam serem as vítimas as que estavam vulneráveis sob efeito do álcool. Também foram encontrados números maiores de homens do que mulheres que foram vítimas de homicídio por estarem sob efeito do álcool. Os índices, igualmente, apontam para suicidas e vítimas de afogamento por efeito do álcool. Pensem que estes são dando de várias pesquisas e estáticas que diariamente assistimos.

A incidência de violência doméstica tem sido considerada bem maior em abusadores de dosagem de álcool. E nestes casos não existe distinção entre sociedades, culturas e grupos econômicos. Casos de violência doméstica, de violência sexual, de violência física e de violência emocional têm seu fator indutor de agressividade e violência pela consequência do uso de álcool.

O uso de álcool, muitas vezes, está associado ao aumento de acidentes de trânsito e, consequentemente, ao aumento de infrações penais, pois há uma clara associação do estado de embriagues no que se refere ao risco de acidente e à sua gravidade. Estudos dos fatores humanos causadores de acidentes de trânsito consideram que estes acidentes são causadores de uma fração substancial de morbidade e mortalidade, e são responsáveis por mais anos de vida perdidos do que a maioria das doenças. Obviamente dentre as vítimas fatais se encontra a prevalência de doses de ingestão de álcool.

Pensando e pesando tudo isto, eu lanço uma campanha, que tal um Carnaval regado de todo tipo de bebida sem álcool? Que tal um café que também é estimulante?

Bom Carnaval!                                Vivam e deixem os outros com vida!


Obs: aqui no meu Blog tem outra matéria sobre a Lei Seca: 
ÁLCOOL x DIREÇÃO.

                                                             Aproveitem a leitura! 


Nenhum comentário :

Postar um comentário